sábado, 19 de junho de 2010

Origens da Alquimia

brunschwygt



alchemy Alquimia, ou alchemeya, é sem duvida um dos grandes mistérios da humanidade e pulula a mente humana com diversas fantasias. Seu estudo por parte das massas realmente beiram a ignorância e chegam ao absurdo. No método de ensino profano nos ensinam simplesmente que a Alquimia é a origem da química e da metalurgia. Como se essa resumisse somente a arte de trabalhar e modificar os metais e realizar misturas. Mas no vulgar todos se lembram somente que alquimia é a tarefa de transformar metais baratos em ouro.



A ciência profana, hoje em dia, através do bombardeio de elétrons consegue fabricar ouro, porém o processo é tão caro que não chega a ser compensado o preço do ouro. No antigo Egito abunda ouro em diversas esculturas, jóias, sarcófagos, templos e etc.… De onde tiravam tanto ouro?


sarcofago_tutancamon


Segundo H. P. Blavatsky o Egito é a terra natal da Química. A raiz da palavra é Chemi ou Chem, nome dado ao antigo Egito (salmos, CV, 27). Ela, continuando, nos questiona qual entre nossos pintores desenvolveram tintas que perdurassem por milênios como as pinturas egípcias? Nossa civilização desaparecerá, suas antigas pinturas permanecerão inalteradas e suas construções ainda existirão por milênios. O embalsamamento também conhecido como mumificação, que fazia parte do processo alquímico, está catalogado como uma das ciências que se perderam ao longo do tempo.



Assim como para os gregos a Grécia era conhecida como a Mãe Helade. O antigo nome do Egito era Kem (Chem) que significa negro com referencia ao fim das inundações do Nilo onde a terra apresenta-se com a cor negra. Seu símbolo representava uma terra fértil propícia ao plantio.



Segundo nos conta os mistérios de Eleusis, na antiga Grécia, Perséfone obrigada a se casar com Hades (uma das três formas de Zeus) senhor do Hade Infernus (região inferior), ficara certo tempo cativa na região inferior submergida na terra. Em outro momento quando chegava à superfície ficando com sua mãe Demeter, deusa da terra, que satisfeita com seu retorno fazia o mundo ficar vivo e florido. Referencia direta a semente plantada na terra fértil que germina gerando a vida. O mais interessante que nos festivais de Eleusis as Sacerdotisas carregavam enormes phalos, o que nos leva a refletir na própria origem da vida, e o maior de todos os mistérios, a geração da vida. Sendo a alquimia também uma referencia direta a criação e geração do Universo e da vida.



Há também referencias das palavras gregas Chumeia, arte de combinar metais, Chuma, fluir, chumos, extrato de plantas, cheô, misturar, fundir, dissolver.



Outras fontes nos apontam a origem da palavra aoal-kimiya_main termo arábico Al-Kimiya, provem do prefixo Al, referente à “divindade” e de kimiya, substância matriz para transformar metais vulgares em ouro, que possivelmente foi retirada do termo Chem (fonético Kem similar) egípcio. Que nos levam a crer que o termo, alquimia ou Al-Chemiya, provem de “Terra fértil para divindade”.



Assim sendo, a palavra reúne nela mesma, muito mais que o simples transformar de chumbo em ouro, mas a origem de toda a filosofia e ciências gerais, e base para todo o conhecimento entre os antigos.























Fr Gemini .’.

Um comentário: