domingo, 5 de maio de 2013

O NOME DE DEUS – TETRAGRAMATON Shem Hameforash

 


(Retirado de um site de Judaismo, indicado ao fim)

Há muitas pessoas que são da opinião de que dizendo que o Shem Hameforash (o "Tetragrammaton") é permitido e / ou necessário. Essas pessoas usam o nome na conversação diária, e alguns ainda sustentam uma crença de que, a menos que você diz que o Shem Hameforash você "não pode ser salvo." Este uso do nome está muitas vezes ligada a um desejo de "voltar para a prática bíblica" de usar o nome na conversa cotidiana. Muitos também dizem que eles estão mais interessados ​​em "seguindo as Escrituras" do que em "manter a tradição judaica."


Seja qual for o seu raciocínio, o uso do Shem Hameforash é preocupante para mim. Embora eu possa compreender o desejo de seguir Deus, eu não posso aceitar romper com a intenção de comandos de D'us. O uso apropriado de seu nome "não é no céu", podemos entender como usá-lo no contexto adequado e com o devido respeito, com base no que o próprio Deus nos diz e sobre o que é a prática aceita dentro da comunidade judaica.


As Escrituras dizem ...
Para aprofundar este assunto, vamos dar uma olhada no que as Escrituras nos dizem sobre isso. O terceiro dos Dez Mandamentos nos dá nossa compreensão fundamental da santidade do nome de G-d, direto de sua própria boca.
Não tomarás o Nome de Hashem, seu D'us, em vão, pois Hashem não vai absolver quem tomar o seu nome em vão.
- Shemot 20:07 - Artscroll Tanach


A primeira parte do versículo que diz em hebraico:
לֹא תִשָּׂא אֶת - שֵׁם - יי אֱלֹהֶיךָ לַשָּׁוְא

Note-se que, em hebraico, o nome de D'us especificamente indicado é o Shem Hameforash. Dizem-nos que não devemos tomar esse nome em vão (ou seja, em um juramento vão). Por quê? Porque é Seu nome pessoal. É o nome que melhor expressa seu caráter e sua natureza.


Agora, você pode estar pensando: "Isso é mais uma razão para usar o nome." No entanto, D'us é muito protetor com este nome, e quer mantê-lo especial, separado, santo. D'us é tão protetor de Seu nome que Ele nem sequer revelar aos Patriarcas.
Deus falou a Moisés e disse-lhe: "Eu sou o Senhor. Eu apareci a Abraão, a Isaac ea Jacó como El Shaddai, mas com My Name "Hashem" Eu não me tornar conhecido para eles. "
- Shemot 6:2-3 - Artscroll Tanakh


Por que D'us não revelar seu nome aos Patriarcas de Israel? Por que Ele mantê-los de ver os aspectos de seu caráter e natureza que são vistos em que nome? Com base no restante das Escrituras, parece que Deus estava tentando ser protetora do seu nome, querendo salvá-lo para a revelação na hora certa e lugar.
Por uma questão de fato, há uma dica neste instinto protetor em outra parte da Torá. Quando Hashem estava conversando com Moshe na sarça ardente, Moisés perguntou o nome que ele deve usar para mostrar aos israelitas que estava sendo enviado pelo direito Gd. Hashem disse a dizer-lhes:
Hashem o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac eo Deus de Jacó, me enviou a você. Este é o meu nome eternamente, e este é o meu lembrança de geração em geração.
- Shemot 03:15 - Artscroll Tanakh (grifo meu)


A Hebraica de que o texto em itálico é:
זֶה - שְּׁמִי לְעֹלָם
Observe que última palavra, לְעֹלָם. Ela é marcada pelos massoretas como l'olam, a palavra hebraica para No entanto, há uma diferença entre a grafia da palavra, neste caso, como a grafia de outro lugar (לְעוֹלָם) "para sempre".: Está faltando o vav (ו). Já que o hebraico não tem vogais, e os massoréticos de vírgula vogais são muito mais tarde do que o texto original, esta palavra pode realmente ser apontado לְעַלֵּם, l'Aleim, que significa "para esconder." Desde Hashem incluiu este "erro ortográfico" aqui por alguma razão, parece que ele está insinuando-nos que o seu nome está a ser escondido, e para ser lembrado por gerações. (Para saber mais sobre isso, consulte Rashi em Pesachim 50a.)


Depois que ele revelou a Moshe, Hashem ordenou que seu nome seja usado nos elementos mais sagrados do culto israelita. Ele disse a Moshe para colocar o nome na cabeça de chapa do Kohen Gadol (Sumum Sacerdote) (Shemot 28:36), que o Kohen usava com outras roupas especiais, quando ele entrou no Tabernáculo para executar suas funções. Houve uma santidade inerente a essas roupas, e é indicativo do desejo de D'us para a santidade do Seu Nome que Ele especificou o seu uso sobre eles.

The Garments of Kohen Gadol (High Priest)


Há uma outra referência na Torá que lança alguma luz sobre como Hashem importante diz respeito à utilização do seu nome para ser.


O filho da mulher israelita pronunciou o nome e blasfemado - para que eles o trouxeram a Moisés ... Hashem falou a Moisés, dizendo: ... Todo o conjunto deve apedrejá-lo. E aos filhos de Israel falarás, dizendo: Qualquer homem que vai blasfemar do seu Gd levará o seu pecado, e quem a pronuncia blasfemando o nome de Hashem deverá ser condenado à morte, toda a assembléia o apedrejará; prosélito e nativos iguais , quando ele blasfemar o nome, ele deverá ser condenado à morte.
- Vayicrá 24:11-14 - Artscroll Tanakh
Hashem é tão protetora de seu nome que ele pronunciou

uma sentença de morte na Torá contra qualquer um que usa blasfêmia. Se este for o caso, para tal indivíduo, não faz sentido que devemos ter cuidado até mesmo sobre o uso casual do nome.


Isto é especialmente verdade no que se refere às nossas interações com as pessoas que não seguem Hashem. Pelo menos oito vezes no livro de Ezequiel (20:09, 20:14, 20:22, 36:20, 36:21, 36:22, 36:23, 39:7) Deus afirma que ele realizou algum ato de julgamento contra os israelitas "por causa de [seu] nome, que não deve ser profanado aos olhos das nações", ou que o povo de Israel já haviam profanado o seu nome entre as nações. Esta profanação do nome de D'us é exatamente o que Deus estava esperando para evitar, dando seu nome aos filhos de Israel. Ele queria manter o seu nome santo, e os Seus mandamentos em relação ao seu uso tinham a intenção de dar aos Seus seguidores a mesma atitude.


Chazal Say ...


O uso do Shem Hameforash em discussões cotidianas foi expressamente proibido por Chazal, como resultado desses julgamentos que Deus trouxe sobre o povo. Chazal viu que usando o nome de D'us, em qualquer contexto, exceto o serviço do Beit Hamikdash só commonizes o santo e torna possível para o nome a ser usado de forma inadequada e ser profanado entre as nações. Eles estavam tão convencidos deste fato que quiseram pronunciar o nome como uma das seis coisas que vão revogar partes de uma pessoa no mundo por vir.


Todo Israel tem uma parte no mundo vindouro, como é dito: "Teu povo são todos justos herdarão a terra para sempre, pois eles são o ramo da minha plantação, minha obra, em que se orgulhar." Mas o depois não têm participação no mundo vindouro: Aquele que diz que não há ressurreição dos mortos, e [ele que diz] que a Torá não é do Céu, e um apikorot [traduzido de várias formas como epicurista, ateu, crente, ou herege]. R. Akiva diz: Também quem lê os livros heréticos ou que sussurra um encanto sobre a ferida e diz: "Eu não porá nenhuma das doenças sobre ti, que pus sobre os egípcios, pois eu sou o Senhor que . te sara "Abba Shaul diz: Também aquele que profere o nome divino de acordo com as suas letras.
- Sinédrio 90a (Mishná capítulo 10:1)


O Shem Hameforash é tão santo que Chazal foram ainda cauteloso sobre a sua utilização no Beit Hamikdash.


Nossos rabinos ensinaram: No ano em que Simeão, o Justo morreu, ele predisse que ele iria morrer. Eles disseram: De onde você sabe que? Ele respondeu: Em cada Yom Kippur um homem velho, vestido de branco, envolta em branco, iria se juntar a mim, entrando [no Santo dos Santos] e deixando [ele] comigo, mas hoje eu estava acompanhado por um homem velho, vestido com preto, envolto em preto, que entrou, mas não deixou, comigo. Após o festival [de Sucot] ele estava doente durante sete dias e [então] morreu. Seus irmãos, os sacerdotes, absteve-se de mencionar o Nome Inefável de pronunciar a bênção [sacerdotal].
- Yoma 39b


O comentário sobre esta passagem do Schottenstein Edição do Talmud Bavli afirma: "Menachot 109b. Tosaf Sotá 38a sugere que o Nome Inefável somente poderia ser pronunciada quando havia alguma indicação de que a Shechiná repousou no Santuário. Quando Simeão, o Justo morreu, com muitas indicações de que tal glória não era mais apreciado, seus irmãos não mais ousava pronunciar o nome inefável ".


Chazal, no entanto, afirmam que a pronúncia do Shem Hameforash voltaria no mundo por vir, quando o universo é restaurado ao seu bom estado de santidade como Gan Eden:
"E seu nome será Um" [Zacarias 14:09] - é o seu nome não um mesmo neste mundo? [Esse versículo quer dizer o seguinte:] O Mundo Vindouro é diferente neste mundo. Neste mundo, [o Santo Nome] é escrito de uma maneira, mas é pronunciado de outra forma, mas no Mundo Vindouro, o nome será pronunciado da maneira que está escrito. "
- Pesachim 50a


Nome Argumentos sagrados


Alguns adeptos aos ensinamentos do Nome Sagrado tentar basear a sua utilização do Shem Hameforash por motivos históricos e textual. Costuma-se notar que o nome está impresso em muitos manuscritos hebraicos (particularmente no Manuscritos do Mar Morto), em um script Paleo-Hebrew, mesmo quando o resto do texto vem de um período posterior, e não está escrito em hebraico arcaico. É também apontou que nos primeiros manuscritos da Septuaginta o nome é escrito em hebraico, não grego. Estes fatos são frequentemente apontados como uma apologética apoiando o uso do Shem Hameforash hoje.

http://kedem-auctions.com/sites/default/files/35_3.jpg
Gostaria de contrariar, no entanto, que o uso do nome nesses textos mostra mais facilmente o grande respeito os escribas tinha por nome de Hashem, nem mesmo querer mudá-lo a partir da escrita hebraica mais cedo ou mais do hebraico para o grego, por medo de mal a usá-lo . Não há nenhuma exigência inerente que estas convenções manuscrito ser interpretado no sentido de que o Shem Hameforash deve ou pode ser falado na conversa de hoje. Isso é um grande salto na lógica que não pode ser claramente derivado dos fatos. Por uma questão de fato, há uma melhor chance de que essas convenções foram usados ​​para o propósito expresso de manter as pessoas de usar o nome. Por exemplo, se os escribas que copiaram a Septuaginta queria ajudar os leitores pronunciar o nome, teria sido mais fácil para eles transliteração para o grego, e não escrevê-lo em hebraico.


Muitos adeptos dos ensinamentos do Nome Sagrado também tentar integrar o Shem Hameforash em nome de Yeshua de uma maneira que faz com que seja de algum modo mais santo ou especial em seus olhos, geralmente, soletrando é "Yah-shua." No entanto, esta ortografia não pode ser correto Se você está baseando a transliteração fora a grafia hebraica do nome de Yeshua. A Peshitta soletra o nome dele יֵשׁוּעַ. Isto não pode produzir a transliteração acima, porque não existe qualquer requisito ה nele. O mesmo vale para outros textos hebraicos que nos dão grafias do nome de Yeshua.


Uso adequado e Conclusão


A pergunta lógica a fazer neste momento é: "O que eu chamo de D'us?" Bem, durante a oração tornou-se comum para substituir o nome de D'us com Ad-nai, que significa "Senhor" ou "Mestre". Fora de sinagogas ou orações a substituição comum utilizado é Hashem, literalmente "o Nome". Outras substituições comuns incluem HaKadosh Baruch Hu ("o Santo, bendito seja Ele"), Ribbono Shel Olam ("Master of the Universe"), e Avinu Shebashamayim ( "Nosso Pai Celestial"), os quais podem ser utilizados de qualquer configuração.
Além disso, existe uma proibição contra desfigurar ou apagar o Shem Hameforash. Vemos esta proibição quando Hashem está dizendo aos israelitas o que fazer para os ídolos que eles encontram na terra de Canaã;

http://kedem-auctions.com/sites/default/files/34_3.jpg

Você deve separar os seus altares, você deve esmagar as suas colunas, e as suas árvores sagradas você deve queimar no fogo, suas imagens de escultura que você deve cortar, e você deve destruir seus nomes daquele lugar. Você não deve fazer isso para o Senhor vosso G-d.


- Devarim 12:3-4 - Artscroll Tanakh (grifo meu)


Chazal concluir este comando que não se deve apagar ou desfigurar o nome de Hashem. É por isso que neste e em outros sites que você vê palavras como "Deus" escrito com um traço no meio. Isto é feito para garantir que ninguém pode acidentalmente desfigurar ou tratar mal um nome de D'us.
O nome de D'us é santo, e são intimados pelas Escrituras e por Chazal a considerá-lo como tal, em nossas vidas diárias. Espero que este estudo tenha ajudado a ver a necessidade de proteger a santidade, bem como a beleza que pode ser experimentado em ser lembrado diariamente de que a santidade através do uso de outros nomes para D'us.

http://fourquestions.us/judaism/name.php

2 comentários:

  1. essa maldita tradição extra torah , da ocultação do Nome de Yahuwah iaua ou iarrua , Yah e Yahu na forma bigrama e trigrama , que não tem amparo Escritural, mentiroso esse estudo acima , obra da rteligião com as mãso de hasatã, Yah O Pai possa despertar alguem que leu esse meu comentário , Yahmen(Yahuah é Rei Fiel) , Baruch YahShem

    ResponderExcluir