sábado, 30 de agosto de 2014

Mandala de Chakrasamvara

 

 

Chakrasamvara mandala

Chakrasamvara mandala

 

Chakrasamvara, ou em tibetano khorlo Demchog significa "Roda da Grande Felicidade".

Refere-se aos chakras ou centros de energia do corpo sutil, ea experiência do grande êxtase da sabedoria associada a cada um destes chakras. O sistema Chakrasamvara tântrico é uma Tantra Yoga Maior que particularmente enfatiza o ideal feminino da sabedoria.

Todos os ensinamentos budistas pode ser rastreada até o Buda histórico, Sidarta Gautama, que viveu na Índia de dois mil e quinhentos anos atrás. Todos os ensinamentos são baseados na Quatro Nobres Verdades, que o Buda ensinou no primeiro sermão após sua Iluminação: o reconhecimento de que cada ser vivo experimenta o sofrimento; a compreensão das causas desses sofrimentos; o reconhecimento de que existem métodos pelos quais podemos alcançar a libertação do sofrimento, ou a completa Iluminação.

Os ensinamentos budistas tântricos incluem métodos para a purificação dos componentes psico-físicas de seres humanos através da meditação sobre os seres puros, ou divindades, dentro de um ambiente puro: a mandala . As divindades que habitam uma mandala são deuses não externos; em vez disso, eles simbolizam o estado iluminado que todo mundo tem o potencial para perceber.

Descrição da mandala Chakrasamvara

A mandala, construído a partir de partículas de areia coloridos sobre uma base horizontal, representa a residência de 62 divindades. A figura principal é Heruka Chakrasamvara, um aspecto do Buda Akshobya, cercada por outras divindades, que são todos da mesma natureza que a divindade central, manifestando em diferentes formas. Embora representado aqui em uma superfície plana, a mandala é na verdade uma mansão divina tridimensional.

Cada aspecto da mandala tem um significado; nada é arbitrário ou supérfluo. A mansão é quadrado, com quatro paredes, cada um com uma entrada em seu centro. Ela repousa sobre uma flor de lótus verde, rodeado por uma borda de coloridas pétalas de lótus. Esta fronteira é cercada por uma cerca de proteção vajras, cercado por um anel de chamas coloridas, representando o fogo da sabedoria. Fora isso são representadas oito grandes cemitérios, o que representa a renúncia ea impermanência.

Chakrasamvara mandala closeup

Chakrasamvara mandala closeup

Há cinco rodas dentro da mandala: uma base quadrada de penhor mandala, dentro do qual é o corpo exaltado round, fala, mente e grandes mandalas felicidade. O lótus central tem oito pétalas; o centro do lótus e os quatro pontos cardeais representam os cinco Budas que purificam estados impuros da mente. No centro azul, Askshobya purifica raiva na sabedoria da realidade; no setor, enquanto Oriental, Vairochana purifica a ignorância em sabedoria como um espelho; No sul amarelo, Ratnasambhava purifica o orgulho ea ganância na sabedoria da igualdade, no oeste vermelho, Amitabha transforma desejo e apego à sabedoria analítica: e no norte verde, Anmogasiddhi vira ciúme em todos os realizar sabedoria. Divindades femininas chamados dakinis ficar de quatro pétalas de canto.

A meditação

Como um praticante de meditação praticando o Tantra de Chakrasamvara, seria de familiarizar-se com todos os detalhes da mandala e as divindades dentro dela, participando de exercícios repetidos com base na visualização dos seres puros e ambiente puro que simbolizam o próprio ser e do ambiente em purificado, forma sublime . Tais exercícios, realizados no âmbito budista básica de desenvolver sabedoria e compaixão, provocar uma transformação profunda da psique.

Só para vislumbrar a mandala, no entanto, vai criar uma impressão positiva sobre o fluxo mental do observador, que por um momento está em contato com o profundo potencial para a iluminação perfeita que existe dentro da mente de todos os seres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário